terça-feira, 11 de dezembro de 2012

REGIÃO: Encerramento do lar em Azeitão é “uma gota de água no oceano"

Entre Janeiro e final de Novembro, o Instituto da Segurança Social fiscalizou 1.873 equipamentos sociais, dos quais 619 foram lares de idosos, tendo resultado em 71 encerramentos, 65 administrativos e seis urgentes, um dos quais o Lar Idoso 24, em Vila Nogueira de Azeitão, que foi hoje encerrado. João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso de Idosos, considera o encerramento deste, “uma gota de água no oceano”, tendo em conta o universo de mais de 3 mil lares clandestinos.
Os números de encerramento de lares “são muito baixos” em relação aos números de equipamentos clandestinos espalhados pelo País, aos quais “não se põe travão” e que se traduz num “sentimento de impunidade” por parte dos proprietários dessas casas, porque “não lhes acontece nada”.
João Ferreira de Almeida observou ainda que a própria regulamentação dos lares de idosos dificulta quem queira investir nesta actividade. O mesmo responsável salientou ainda que “a própria regulamentação para quem quer investir nesta actividade acaba por ter algum papel promotor da ilegalidade. O objectivo não é esse, mas na prática acaba por ter essa consequência”, lamentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário