quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PAÍS: Portugal, Espanha e França vão usar tecnologia para poupar energia nos monumentos

O projecto europeu SHBuildings vai juntar centros tecnológicos de Portugal, Espanha e França para desenvolver ferramentas que aumentem a poupança e eficiência no restauro e gestão de monumentos. Liderado pela fundação espanhola Santa María la Real, o projecto foi esta quarta-feira apresentado pelo director, Juan Carlos Prieto, em Aguilar de Campoo, Palência (Espanha).
O objectivo do projecto é "desenhar uma ferramenta tecnológica baseada no conceito da conservação preventiva e gestão integral dos edifícios históricos que seja útil à sociedade", indicou o responsável. "Vamos fazê-lo contando com as melhores instituições, os melhores centros tecnológicos e universidades de Espanha, França e Portugal", acrescentou.
O projecto visa gerar uma série de ferramentas tecnológicas que ajudem a reduzir o gasto das administrações públicas no restauro, manutenção e gestão dos edifícios monumentais para melhorar a sua eficácia energética. O projecto é financiado pela União Europeia e conta com uma verba de 903.684 euros para uma duração inicial de 26 meses.
Numa primeira fase, as entidades envolvidas vão desenhar as metodologias a seguir, e depois os dispositivos e tecnologia necessária, passando aos testes em edifícios piloto para demonstrar a eficácia do sistema.
FONTE: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário