quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PAÍS: Estivadores continuam luta após aprovação da nova lei dos portos

No final de um plenário com três centenas de associados, o dirigente sindical, Vítor Dias, disse que "a luta vai continuar", adiando uma decisão sobre as greves convocadas até à véspera do Natal para sexta-feira, dia em que a nova legislação será votada. O dirigente sindical disse que vai requerer a inconstitucionalidade da lei e fazer uma denúncia junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por violar a convenção, que prevalece sobre as leis do país, o que já tinha anunciado no Parlamento, aquando a audição no âmbito da discussão da proposta de lei.
Os estivadores depositam também confiança na negociação do novo Contrato Colectivo de Trabalho com as entidades empregadoras para "tentar atenuar os factores mais perniciosos da lei".  Na segunda-feira, o Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul e o Sindicato dos Trabalhadores do Porto de Aveiro entregaram um novo pré-aviso de greve que vai prolongar a paralisação em curso até à véspera de Natal. O pré-aviso abrange todo o trabalho portuário entre as 08h00 do dia 17 e as 08h00 do dia 24, com algumas excepções.
Os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro estão em sucessivas greves desde Setembro, altura em que o Ministério da Economia anunciou ter chegado a acordo com um conjunto de sindicatos afectos à UGT e operadores portuários.

Sem comentários:

Enviar um comentário