segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PAÍS: Votação de novos poderes municipais adiado

A votação da proposta de transferência de competências estatais para municípios e estruturas intermunicipais deverá ser adiada um mês para estender a discussão à sociedade civil. O diploma será debatido na especialidade, procurando “chamar outras forças políticas ao debate”, revelou esta segunda o vice-presidente da bancada parlamentar do PSD Carlos Abreu Amorim.
O documento final será levado a votação global, no Parlamento, “em finais de Janeiro ou Fevereiro”, disse o deputado, que espera também agora “propostas objectivas e sólidas” do PS para o diploma que define o estatuto das entidades intermunicipais, enquadrar o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e estabelecer o regime jurídico do associativismo autárquico.
Segundo Carlos Abreu Amorim, este “é um documento que se insere na reforma da administração local, mas não está directamente plasmado no acordo com a troika, ao contrário do das freguesias”, e por isso não sujeito a uma pressão temporal na sua aprovação. A nova lei atribui novas competências próprias às juntas de freguesia, que há muito reclamavam deixar de estar dependentes da contratualização com os municípios em muitas das tarefas que já desempenham.
Os municípios podem continuar a delegar outras actividades nas juntas, nomeadamente a manutenção de espaços verdes, a gestão de feiras e mercados correntes e pequenas reparações nos estabelecimentos de educação do pré-escolar e do ensino básico. As câmaras e o Estado podem também contratualizar com as 23 comunidades intermunicipais (CIM) e as duas áreas metropolitanas (AM) a transferência de outras competências.

Sem comentários:

Enviar um comentário