quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SETÚBAL: Rede de ciclovias para a cidade foi aprovada


A rede de ciclovias para a cidade de Setúbal foi ontem aprovada pela Câmara, em reunião pública. Mais de 8 quilómetros compõem grande parte dos novos troços na área central da cidade e com ligação a percursos para bicicletas já existentes. A Avenida Jaime Rebelo é um dos locais que ficam dotados de uma via para ciclistas, o que possibilita o prolongamento da que dota actualmente a zona ribeirinha, na Rua da Saúde.
Com a abertura de percursos na Av. General Daniel de Sousa, Rua José Pereira Martins e nas avenidas Rodrigues Manito e 22 de Dezembro, será também possível a conexão entre diversos locais da cidade e a pista ciclável da Av. Luísa Todi. Os restantes troços a criar são nas avenidas dos Combatentes da Grande Guerra, Mariano Carvalho, República da Guiné-Bissau e da Independência das Colónias e nas ruas Jorge de Sousa e Dr. António Manuel Gamito. Para uma segunda fase estão previstos percursos na Av. 5 de Outubro e na Av. Manuel Maria Portela e o prolongamento da Rua Jorge de Sousa para a Rua dos Arcos, o que concretiza uma malha ciclável no centro da cidade.
Estas medidas resultam de uma análise dos serviços da Câmara Municipal de Setúbal que teve em conta o “aumento exponencial do número de utilizadores de bicicleta” e a “necessidade de mediação da utilização do veículo individual”, factores que “colidem directamente com problemas de génese urbanística, nomeadamente no campo da mobilidade dos cidadãos e da oferta/procura de estacionamento automóvel”. A rede de ciclovias, refere a deliberação, permite “minorar os efeitos nefastos da utilização do automóvel no centro histórico da cidade”, bem como “criar percursos seguros e confortáveis para a circulação em bicicleta e incentivar a população jovem para hábitos de vida mais saudáveis”.

Sem comentários:

Enviar um comentário