quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PAÍS: Função Pública sabe a partir de dia 18 quanto receberá por mês


Com o descongelamento de um dos subsídios e mudanças no IRS, os funcionários públicos deverão saber já a partir de sexta-feira, dia 18, quanto irão receber mensalmente. O primeiro grupo de serviços a receber o seu primeiro vencimento de 2013 é o que tradicionalmente recebe ao longo do ano a dia 20 de cada mês, mas como em Janeiro tal acontece a um domingo, o pagamento será antecipado para dia 18, sexta-feira da próxima semana.
Algumas das alterações produzidas no Orçamento do Estado para 2013 poderão manifestar-se já no salário de Janeiro dos trabalhadores em funções públicas, mas ainda não é certo que sejam todas verificadas, uma vez que o Governo ainda não publicou as novas tabelas de retenção da fonte, que irão reflectir os efeitos nas mudanças produzidas especialmente nos escalões de IRS.
Entre as mudanças que serão operadas nos salários destes trabalhadores está o aumento da tributação em sede de IRS por via da redução do número de escalões de IRS, a sobretaxa de 3,5% em sede de IRS aplicável aos rendimentos superiores ao salário mínimo nacional, a tributação de uma maior parte do subsídio de refeição (agora sempre que superar os 4,27 euros/dia), entre outras alterações nas componentes variáveis do ordenado ou horas extraordinárias. Juntamente com o salário mensal será pago um duodécimo do subsídio de Natal que, em 2013, é reposto.

Sem comentários:

Enviar um comentário