quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

REGIÃO: ERC dá razão à Câmara Municipal de Setúbal

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) deu razão a uma queixa da Câmara Municipal de Setúbal contra a revista Proteste, devido à publicação de um estudo em que a cidade aparecia classificada como a pior capital de distrito para viver. "Os resultados do estudo sobre a qualidade de vida em 21 cidades portuguesas - o qual foi caracterizado como representativo - são apresentados sem informação suficiente, especialmente no que concerne à metodologia, tamanho e composição da amostra, inviabilizando, por esta via, a correcta interpretação dos resultados por parte dos leitores", refere a deliberação da ERC.
A autarquia sadina tinha acusado a revista Proteste de "falta de rigor informativo" por ter divulgado os resultados do inquérito, pondo em causa o bom nome da cidade e dos responsáveis da autarquia, sem revelar as metodologias e critérios utilizados. "Sem o conhecimento rigoroso da base que serviu para a realização deste inquérito, não pode o público avaliar a real sustentação e fundamentação dos resultados do estudo, que, assim, gera conclusões pouco fundamentadas e atentatórias do bom nome da cidade e do concelho de Setúbal", argumentava a autarquia na queixa apresentada junto da Entidade Reguladora. "Retirar conclusões como as que são apresentadas a partir de 157 inquéritos e classificar estas respostas como representativas de uma população de 121 mil habitantes configura, no nosso entender, uma falta de rigor informativo que tem obrigatoriamente de ser corrigida" acrescentava o município setubalense, considerando que a notícia em causa terá causado danos nos sectores da hotelaria e turismo.
No artigo publicado a 26 de Junho de 2012, em que a cidade de Viseu aparecia como a capital de distrito para melhor se viver e Setúbal como a pior, a Proteste afirmava que o inquérito enviado a três mil portugueses era representativo. "Ao dizer que a amostra é representativa, a denunciada [revista Proteste] cria a legítima convicção nos leitores de que os resultados apresentados correspondem ao sentimento generalizado dos habitantes daquelas cidades", refere a deliberação.
Fonte: LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário