quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SETÚBAL: Freguesias do conselho com verbas reforçadas

Na cerimónia de assinatura de protocolos de delegação de competências realizada ontem no Salão Nobre dos Paços do Conselho foi destacado o reforço de mais de 150 mil euros das verbas municipais a transferir para as juntas de freguesia em 2013.No total, a autarquia sadina atribui 2 milhões, 447 mil e 46 euros às oito juntas de freguesias do concelho, mantendo-se as áreas delegadas em 2012, embora com o reforço de serviços nalguns sectores, nomeadamente no ensino, limpeza de espaços públicos e manutenção de edifícios autárquicos.
A Presidente da Câmara municipal de Setúbal, Maria da Dores Meira sublinhou que a autarquia aumenta “em cerca de 150 mil euros o valor da verba total destinada às juntas de freguesia para este ano no âmbito da descentralização de competências, investimento que permite realizar de forma mais célere as intervenções necessárias para garantir o bem-estar das populações”, já que, “são as populações que mais ganham com este trabalho conjunto que dinamizamos nas mais vastas áreas de intervenção, um esforço dinâmico e puro que representa a união do Poder Local Democrático”, vincou Dores Meira que enalteceu o modelo de descentralização de competências, implementado em 2002.
A Junta de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra é a única com competências delegadas para a manutenção de um polo da Biblioteca Municipal, enquanto as de São Lourenço e de São Simão, de Azeitão, têm em exclusividade competências nas áreas dos cemitérios e de postos de atendimento. Todas as juntas, com excepção de Santa Maria e São Sebastião, têm competências delegadas na área do trânsito. São Julião é a única freguesia sem delegação de competências no sector das calçadas, estando também isenta de responsabilidades, juntamente com Santa Maria da Graça, na área da toponímia. Já no sector de limpeza de edifícios autárquicos, apenas Nossa Senhora da Anunciada, São Julião, Santa Maria e São Lourenço têm competências atribuídas.
O presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio, elogiou a política adotada e considera “uma medida inteligente e com reflexos muito positivos na melhora da qualidade de vida dos cidadãos.”
O presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, destacou “o trabalho de parceria que tem vindo a ser dinamizado com resultados extremamente positivos para o desenvolvimento do concelho”.
A presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço, Celestina Neves, classificou a cerimónia de assinatura dos protocolos de delegação de competências como “um dos mais importantes actos realizados no concelho”, pelas mais-valias na “resolução dos problemas que afectam as populações”.
O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, vincou as vantagens da descentralização e considera este instrumento como “uma aposta na proximidade, uma resposta rápida e eficaz na eliminação de vários problemas.”
São Sebastião é a freguesia do concelho que canaliza grande parte do aumento das verbas atribuídas em 2013, com mais serviços sobretudo para as áreas da limpeza e ensino, o que não preocupa Nuno Costa que se encontra “satisfeito com o acréscimo de responsabilidades e julgo que temos dado uma resposta à altura.”

Sem comentários:

Enviar um comentário