sexta-feira, 1 de março de 2013

SETÚBAL: Simulacro em escola no Dia Internacional da Protecção Civil


Um curto-circuito num equipamento eléctrico seguido de incêndio foi o cenário escolhido para testar as capacidades operacionais do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros e o plano de emergência da EB1/JI da Azeda, com 265 crianças a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico e 75 no pré-escolar. Ao som do alarme, as crianças foram encaminhadas para uma zona de segurança na área desportiva do exterior, acompanhadas por auxiliares e docentes. No exterior do recinto escolar, agentes da PSP criaram um perímetro de segurança e o acesso ao estabelecimento de ensino foi totalmente interdito. Dado o alerta, os bombeiros Sapadores e Voluntários deslocam-se rapidamente ao local do sinistro e verificam a ocorrência de um aluno “ferido”, com necessidade de assistência médica. Feito o salvamento, a criança foi estabilizada no local e transportada para o Hospital de São Bernardo.
Assim se desenrolou o simulacro realizado esta manhã na EB1/JI da Azeda com 21 bombeiros e cinco viaturas, enquadrando-se nas comemorações locais do Dia Internacional da Protecção Civil. Maria das Dores Meira frisou a importância deste tipo de exercícios para a educação das crianças e preparação das forças de protecção e socorro. Uma acção “que testa no terreno os comportamentos de todos os intervenientes. É assim que as situações têm de decorrer, com as crianças em aula, para termos a plena noção da realidade na eventualidade de uma situação em caso de acidente”. A presidente da Câmara Municipal de Setúbal adiantou que “a Autarquia tem feito um grande investimento na área da prevenção, sobretudo nas escolas, agora todas apetrechadas com sistemas de detecção de incêndios e com planos de emergência personalizados, elaborados pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros”.
O coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros, José Luís Bucho, considerou “o balanço do exercício é muito positivo” e frisou que “com este simulacro conseguimos incutir nestes futuros cidadãos responsáveis algumas noções relacionadas com a segurança”, um exercício que “serve para verificar a funcionalidade de equipamentos de segurança e rotinar procedimentos nos estabelecimentos de ensino”.

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