terça-feira, 19 de março de 2013

PAÍS: Autoeuropa tem de deixar de ser dependente do Estado


António Melo Pires, director-geral da Autoeuropa afirmou esta terça-feira, quando falava aos jornalistas sobre o resultado do painel de opinião do Barómetro de Inovação da Cotec, que Portugal continua "a sofrer da dependência do Estado" e que tal situação "não nos vai levar a lado nenhum", acrescentando ter "uma visão muito crítica na gestão da inovação" e que "há que acabar de uma vez por todas com a dependência do Estado". António Melo Pires adiantou ser inaceitável que "não existem metas nem métricas para ver se os fundos estão a ser bem aplicados", acrescentando, no entanto, não ver outra forma de a indústria portuguesa de impor "que não seja pela inovação".
Mais positivo foi Carlos Faro, presidente da Biocant, que "apesar do contexto macroeconómico e da inabilidade política para lidar com a inovação, Portugal tem ainda um pouco de talento". O responsável pelo centro de Inovação em Biotecnologia indicava que Portugal tem a geração mais bem preparada dos últimos anos", mas "existem debilidades em termos de gestão do sistema e isso tem a ver com a capacidade de avaliar".
Francisco Veloso, director da Católica - Lisbon School of Business and Economics, considera que Portugal tem o problema de poucas empresas "que criem valor acrescentado" em que a política da inovação "está centrada nas empresas existentes". O director da Católica referiu ainda que "continua a haver uma impossibilidade do Governo pensar uma política de inovação. É um assunto tabu para o Governo".
Daniel Bessa, responsável pelo Barómetro de Inovação da Cotec, fez uma avaliação do Painel de Opinião, onde estão presentes 24 individualidades relevantes na sociedade portuguesa, desde empresários, gestores, académicos, jornalistas e agentes culturais. O economista revelou que, no global, o painel deu uma classificação negativa à inovação em Portugal, já que de notas de 1 a 7, a média foi de 3,65, um valor menor em relação às últimas três edições. Daniel Bessa acrescentou que ainda que vai enviar os resultados do painel ao ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e ao secretário de Estado da Inovação, Franquelim Alves.
O painel de opinião, do qual fazem parte também, por exemplo, a artista plástica Joana Vasconcelos, Luís Portela, da Bial, Paulo Azevedo, da Sonae, Paulo Pereira da Silva, da Renova, entre outros, pronuncia-se regularmente sobre um conjunto de questões fixas, susceptíveis de permitir uma comparação longitudinal de posições e avaliações, e questões variáveis, relativas a temas considerados de oportunidade relevante pela Cotec.
Fonte: LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário