quinta-feira, 8 de novembro de 2012

1.165 Freguesias serão agregadas

O gabinete da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território já redesenhou as fronteiras do mapa territorial, sendo que a proposta agora enviada à Assembleia da República, a quem cabe decisão, aponta para que 1165 freguesias sejam agregadas
Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, as mexidas envolvem 230 municípios, sendo que só 48 Câmaras Municipais ficaram dispensadas de avançar com propostas. Dos 278 municípios do Continente só 57 apresentaram projectos de agregação de freguesias de acordo com a Lei. A maioria, 153, não se pronunciou, ou limitou-se a enviar propostas de manutenção.
Em declarações ao mesmo jornal, Manuel Porto, presidente da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, diz que fez “o melhor trabalho possível. Desejaria que ficassem as freguesias todas, mas tal não era possível”. O responsável, que se assume contra a extinção de freguesias, aceitou o cargo, justamente “para mitigar os efeitos da Lei". Recorde-se que esta reorganização territorial tem vindo a suscitar uma onda de contestação por todo o País.

Sem comentários:

Enviar um comentário