O projecto, adaptado à realidade da actividade marítima da
região, envolvendo, nesta fase, perto de 2500 alunos, é dinamizado em torno de
quatro eixos orientadores nos quais são promovidas várias acções pedagógicas,
juntamente com as entidades que se venham a constituir como parceiras. A
realização de visitas guiadas a vários locais de interesse cultural, como o
Museu do Trabalho Michel Giacometti, a elaboração de um livro de receitas,
exposições e a realização de dramatizações são algumas das iniciativas
propostas no âmbito daquele eixo orientador.
O conhecimento sobre o Estuário do Sado, a fauna e a flora,
assim como os recursos naturais do mar e a relação com as actividades humanas é
o objectivo do segundo eixo de trabalho, no qual são propostas acções
desportivas náuticas, passeios de barco para observação de golfinhos e visitas
ao Museu Oceanográfico e ao Moinho de Maré da Mourisca. O terceiro eixo,
dedicado à protecção ambiental, pretende sensibilizar os alunos para a
conservação do património natural, a importância de um crescimento sustentável
da economia do mar e a adopção de medidas de preservação do ambiente marinho,
com a dinamização de iniciativas como a limpeza de praias e encontros
temáticos.
As iniciativas propostas às várias empresas e entidades no
encontro que serviu para apresentar o “Mar Pedagógico” vão agora ser analisadas
pelos potenciais parceiros, que devem tomar uma decisão sobre as formas de
contributo até ao dia 25. O “Mar Pedagógico” foi desenvolvido num projecto-piloto
implementado em Peniche, através do Colégio Pedro Arrupe, no âmbito do
componente “Visibilidade, Imagem e Cultura Marítimas” do Fórum Empresarial da
Economia do Mar, associação criada em 2010 que reúne perto de oito dezenas de
membros oriundos de vários sectores da actividade marítima.
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