sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PAÍS: Já foi entregue a candidatura da Arrábida a Património Mundial

A candidatura da Arrábida a Património Mundial, foi entregue esta sexta-feira de manhã no Comité Internacional da UNESCO em Paris (França), anunciou o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS). "A partir de agora já não é uma candidatura da região, mas uma candidatura de Portugal", disse Alfredo Monteiro, que salientou o trabalho desenvolvido ao longo de uma década pelo poder local, com a colaboração de alguns cientistas e de diversos estabelecimentos de ensino superior.
Numa conferência de imprensa realizada na Quinta de São Paulo, concelho de Palmela, em que também participaram os presidentes das Câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra, Augusto Pólvora, o presidente da AMRS salientou também o empenho do grupo interministerial, que integra o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério do Ambiente e a Secretaria de Estado da Cultura. Além da fauna e da flora, onde se incluem algumas zonas de vegetação mediterrânica e espécies únicas que só são conhecidas na Arrábida, a candidatura valoriza os aspectos imateriais, como as tradições, as festas religiosas, a presença humana e as actividades, da pesca à agricultura e à pastorícia, bem como trabalho com a pedra da Arrábida.
Após a visita de peritos da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura à Arrábida, que deverá acontecer nos próximos meses, prevê-se que haja uma decisão sobre a eventual aceitação da candidatura até Outubro. A decisão final deverá ser conhecida até final do ano. A conclusão da candidatura da Arrábida a Património Misto da Humanidade foi acelerada durante o passado mês de Janeiro, face à perspectiva de Portugal vir a integrar o Comité Internacional da UNESCO. Atendendo a que os países representados neste comité não podem apresentar candidaturas, o processo da Arrábida corria o risco de ficar em espera até 2018 se não fosse apresentado até 1 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário